Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   44c < Page 44d > 45a

QUãdo Asterio e sua molher virom aqsto. leixarõ se ambos cayr aos pes de sam Ualentino. e diziã lhe. Por jesu o serã saluas nossas almas E respondeo lhes sam Ualentino. e dise lhes. Pois fazed o que vos eu direy. e se creedes d todo coraçom qbrantade todolos ydolos. e iejũade. e leixade todolos tortos q em vos jazem. e seja cada huũ de vos baptizado emna sua comfissom. e seredes saluos. Emtom lhes mandou q jejũassem tres dias. E porq asterio tijnha muytos aãos presos sua guarda. soltou os todos. E dsq forõ acabados os tres dias em q jejũarõ. e em dia santo do domingo baptizou Asterio toda sua casa q forom bem quatroçẽtos e seis p cõta ãtre homẽs. e molheres. E ouuirõ Mario e Maura. e seus filhos Audifax. e Abacuth de como sam Ualentino alumeara a menina. e creera por ende Asterio e toda sua companha. e derom graças a ds por elo. e forõ a casa de Asterio com muy grãde alegria. e morarõ hi trinta e dous dias.

¶De como Asterio. e todolos de sua casa forom mortos e sam Ualẽtino ferido paos. e desy degolado. Capitulo .xcj.

DEpois daquestes trijnta e dosdos: castelhanismo. dias pregũtou claudio a Asterio. o caudel.


Guardar XMLDownload text