Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   44d < Page 45a > 45b

e soube como fora a menina alumeada em sua casa. e q baptizara sam valẽtino a ele. e a toda sua casa por aqle milagre. e com grãde samha que ouue. emuiou caualeiros. e prẽderõ todos quantos acharom em sua casa. e trouuerõ nos todos atados amte ele. E veromverom: erro por vierom. hi antre todolos outros Mario. e Maura sua molher. e seus filhos audifax e Abacuth os muy nobres homẽs que veerom de Persia em oraçõ a Roma. E estes quatro mãdou os Claudio apartar de toda a outra companha. E Asterio toda sua casa feze o leuar preso a hostia. E feze o hi matar ele. e todolos outros a muy fortes penas. E Mario. e Maura e Audifax e Abacuth qse os ouuir a sua parte p si mesmo. E sam Ualentino. o preste feze o ferir muy fortemente com paos. e desy deu per sentença que fosse degolado e foy dgolado emna carreira que he chamada Flaminia .xv. dias por andar do mês de Feuereiro. E tomou o seu corpo hũa bõa molher que auia nome sauimila. e soterrou o aquele mesmo logar hu foy degolado.

¶De como Claudio. o Emperador deu a julgar Mario. e samta Maura. e seus filhos a Maureliano. o adeantado. Capitulo .xcij.


Guardar XMLDownload text