Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   51d < Page 52a > 52b

e oleo. e cera. e pez aly dentro polos queimar. e fez mal nẽhuũ. e eles ficarom os geolhos. e seendo saãos lhes sayrõ as almas. Capitulo .cvj.

ESandoEsando: erro por Estando. aly os sctos martires no fogo ouuerõ a cãsar e a desfaleçer os que trahiãtrahiã: castelhanismo. a lenha. e mãdarõ lhes por ẽde deitar hi muyta tea. e oleo e pez e çera. por tal de os queimar hi. E todas estas cousas se queimaron. mas os seruos de ds lhes tangeo o fogo em nenhuũa cousa. e si diserõe si diserõ: pode interpretar-se o segmento como lacunar (e entre si disseram) ou como castelhanismo, em que si é advérvio com função de reforço da frase afirmativa. a grãdes vozes. Dado nos ha o nosso senhor poder se quisermos que sejã as nossas almas dos corpos ou nom. ca nos lhes rogamos que faleçesse o fogo por tal q podessemos vençer a vossa grande pfia. Mas porq ele nos qs outorgar aqlo assy que nos hiremos agora dos corpos muj alegres teendo do vosso fogo nẽhuũ senal os nossos corpos. E desque ouuerõ aquesto dito ficarõ os geolhos e começarõ a orar. e sayrõ lhes as almas a maneira de fogo. auendo eles aynda emnas bocas as vozes da bençaõ. e da oraçõ que fazian a nosso senhor. E desta guisa se forõ todos tres em huũ para vida perdurauel.

¶De como Jonila e sãta Leonila forõ degoladas e Nero foy apedrado. Cap .cvij.


Guardar XMLDownload text