Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   55c < Page 55d > 56a

E assy som per ele pdoados todolos pecados. E disse lhe emtõ Cratõ. Quanto mais alõgamos a nossa desputaçõ. tanto se apouca a vida do meu filho. E disse lhe entom sam Ualentino. Se creeres aqlas cousas que nunca podeste ouuir nem ver em nemhuũ tempo pode ser saluo. o teu filho. E disse lhe Cratom que he o que eu nom pode ouuir. nem pensar em meu coraçom. E sam Ualentino disse lhe. Nom ouuiste tu em algũ tempo que virgem pario. e ficou virgẽ depois do parto. E nom ouuistẽ ou viste algum tempo que algum passasse as ondas da mar. E os pes emxutos. e que mandasse aos ventos que refreassen as suas tẽpestades. E q o homẽ cuçificado. e morto e soterrado. resurgisse ao treçeiro dia. E q subisse aos çeos veẽdo muytos. E que pmeteo d vijr assy no acabamento do mũdo affirmãdo os anjos por ele. Se tu creeres que todas aquestas cousas forom assy feitas anda. e baptiza te. e poderas trager o teu filho a saud e veras tu por ele a vida perdurauel. E dise lhe emtõ cratõ. Quãtas cousas quer que tu digas como qr que aleges muytas palauras. esto he a terra. E esso soo podmos nos ende tomar que sera crehudo se poder ser saão aquel por quem todas estas cousas som ditas. E dise ẽtõ sam valẽtino o bpo. porque o saber do mundo em que tu es meestre.

Guardar XMLDownload text