Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   59b < Page 59c > 59d

de. mas por amor de os vẽder. e d'auer algo por eles segundo que se dpois mostrou polo cabo do feito. E depois que veo franco seu snor guanhou dele liçença que o leixasse hir ver sua casa E esto fazia ele por tal que escondesse o furto que fezera nom o sabendo seu senhor. e dsque foy hido a casa escondeo muy fortemeatefortemeate: erro por fortemẽte. em sua arca. Mas qndo veo a noite foy ferido de forte emfermidade. que começou a tremer. e tomou o tam grande door todo o corpo que cuydou ser morto. e nom podia falar. de guisa que o nemhuũ emtemdesse. Mas em suas poucas palauras q falaua p antre os dentes sempre dzia culpado e pecador dos santos martires e nom auia sabor de comer. nem d beber. nem podia solamẽte dormir huũ ponto de hũa ora. E dsta guisa jouue ele em susu: castelhanismo. leito algũs dias soffrendo aquela coyta.

¶De como Adalfredo emuiou por franco. e contou lhe como o atormẽtarõ os sanctos martires pelos ossos que furtara. Capitulo .cxxj.

DEsque Dalfredo assi jouue alguũs dias jazẽdo chorãdo seus pecados. e cuydando to


Guardar XMLDownload text