Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   63b < Page 63c > 63d

caualeiros dos que hi estauan que auia nome deles. papias. e o outro Mauro. Começarom a chamar a muy grãdes vozes e a dizer Uerdadeiramẽte he o ds vdadeiro o nosso senhor jesu o. o que adoram Sisino o diacono. e Sadornim. o filho. E quando ouuio aquesto Laudiçio. o adiemtado. foy muy sanhudo. e fez emforcar sam Sadornim. o velho. e Sisinio. o Diacono no eculeo E desq os huuerõhuuerõ: castelhanismo. emforcados. e estemdidos muy fortemẽte com neruos. fize os ferir muy fortemẽte com fustes e com escorpioões. Mas o bẽ auemturado sam Sadornim. e Sisinio chamauam a grãdes vozes. e deziã. Louuor seja a ty nosso senhor jesu. porque nos mereçamos seer cõpaheiros dos teus seruos.

¶De como quebrãtarom os dentes e as caras pedras a Papias. e a Mauro. e forõ degolados sam Sadornim. e sam Sisinio. Capitulo .cxxx.

QUando Papias e mauro aqueles dous caualeiros viram as penas que faziam os gentijs aos sanctos homẽs. Começarom a chamar a grãdes vozes. e dizer a todo pobo dos gentis. Porque vos costramgem assy os diaboos. e vos fazem fazer taaes cousas aos seruos de jesu cri


Guardar XMLDownload text