Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   63c < Page 63d > 64a

sto. o nosso senhor. E quãdo Laudiçio ouuio esto foj muy samhudo e mandou com pedras quebrãtar os dentes. e as caras a Papias. e a Mauro. E desy mandou os meter ẽna prisam. e mandou aos seus caualeiros que posessem grandes chamas de fogo aos costados de sam Sadornim. e de sam Sisinio aly hu estauam emforcados emno eculeo. Mas os santos martires estando em aqueles tormentos dauam graças a ds com muy alegre cara. E o adiamtado deu em aquele dia mesmo sentença comtra eles que fossem degolados E forom logo deçudos do eculeo. e leuados a carreira que he chamada mumẽtana pouco mais ou pouco menos que poderiã ser a duas milhas da çidade. e aly forom ambos degolados. e tomarõ os seus corpos trausom. e o bẽ auẽturado joam o preste. e soterrarõ nos em huũa heredade sua emna carreira que he chamada Salaria. e esto foy tres dias por andar do mes de Nouẽbro Reinando o nosso senhor jesu o a quem seja dado louuor. e honrra. por todos tẽpos. Mas agora vos leixaremos aqui de falar de Sadornim. e de sam Sisinio. e cõtar vos emos da vida e da paixom de santo Ansano martir que foy marteirado em Roma emno tempo de Diocliçiano. e de Maximiano os dosdos: castelhanismo. emperadores d que vos de suso falamos.


Guardar XMLDownload text