Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   63d < Page 64a > 64b

Da vida e da paixõ de samto Ansano q foy marteirado ẽno tpo de Diocleçião. e Maximião Roma. o pmeiro dia de deçẽbro. e logo de como prothasio. o sacerdote baptizou samto Ansano. Capitulo .cxxxj.

EMno tpo d diocleçiaão e d maximiaão. Estes dous empadores auiã em roma homem q auia nome Trãquilino. e era de llnhagẽllnhagẽ: erro por linhagẽ.. e auyauy: erro por auya. huuũ filho q chamauã Ansano. E aqle menino sendo peqno. trabalhou se semp de seruir ao nosso snor em todalas cousas por tal de lhe fazer prazer e de gaahar o seu amor. E aqste menino seẽdo naçido e criado emna çidade de roma. e hindo cada dia a escola os outros escolares. nom auia cuydado de prazer a outrem senõ a nosso snor jesu o. E aaqle seruia ele em todas as cousas cada dia o melhor. e o mais emcubertamẽte q ele podia a pesar de seu padre. e de sua madre. E desque ouue .xij. annos foi se escõdidamente a egreja a buscar algũ clerigo q o baptizasse. E hi auia emtõ huũ creligo q auia nome Protasio q baptizaua todos aqles q se cõuertiam a


Guardar XMLDownload text