Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   65b < Page 65c > 65d

aproua outrosy que diz. In maliuola animam non intrabit sapientia. Que quer dizer. Emna mal alma nunca emtrara o saber. E disserom emtom os Empadores. nos vos adusemos para falar conosco dos prophetas maquemaque: ma/que; provável erro por mas que. O sinal de translineação na mudança de linha mostra que o impressor interpretou o caso como uma só palavra. sacrifiquedes aos deuses poderosos em todalas cousas. por tal q viuades. e respõderõ logo os martires. e disserõ. Nos creemos em nosso senhor jesu o amodoramodor: erro por amador. d castidade em aquele que sabemos q se em ele durarmos q nos nom destruyra do liuro da vida nem pereeçerẽsopereeçerẽso: erro por pereeçeremos; o impressor trocou a ordem dos dois últimos tipos. dos seus mãdados. Mas agora aparelhados somos pa fogo ou pera paixoões. e nos espantaremos por quaesquer penas que nos vos dar quiserdes. E quãdo os empadores ouuirõ aquesto Fezerõ nos leuar muy aginha ao carçer. e forõ logo çarrados muy fortemente as portas do carçer.

¶De como os santos martires adormeçerõ no carçer estando em oraçom. e apareçeo lhe o anjo do nosso senhor q os confortou em suas coitas. Capitulo .cxxxiiij.

DEsque os santos martires forõ ẽçerrados emno carçer deitarõ se logo a fazer oraçõ. e disserõ. Probasti domine cor nostrum. et visitasti nocte igne nos examinasti Que quer


Guardar XMLDownload text