Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   66b < Page 66c > 66d

metido no fogo. e morreo o fogo. e el ficou viuo e sam. e dsy morreo degolado. Capitulo .cxxxvj.

O Bem auẽturado samto Ansano jazẽdo preso fogio do Carçer. e polos montes de Ciminea. e veo a huũa çidade que ha nome Obanõ d rares. E apareçeo le aly em visõ nosso senhor jesu o. e disse. Ansano PorqnePorqne: erro por Porque. tu lexaste os maaos templos dos diaboos pelo meu amor fazer te hey filhar emno meu templo. e non sayras fora dle. ante te farey teer a porta da vida pdurauel. E quando ouuio aquesto o bẽ auẽturado samto Ansano acordou logo muy grande alegria. e começou logo a dar graças a jhesu o antre sy mesmo. E a cabo dodo: erro por de. dous meses. moueo se daly. e foy sse pera o castello d Sena. e feze aly grandes marauilhas pola vtude d ds. Mas os empadores q ouuirom aquesto. emuiarõ ala a Lisias seu proconsul. e mandaron lhe que posesse hi huũa ymagem de Hercules. e outro de jupiter. e outro d saturno. e que lhas fizesse adorar. e se as adorar. nom quisesse que o matasse de departidas penas. E desque o procõsul foi vindo aqle logar de q vos d susso dyssemos. mãdou traer o bẽ auenturado santo Ansano. e disse lhe. Aynda tu duras emna tua loucura. porq te non tornas


Guardar XMLDownload text