Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   72b < Page 72c > 72d

com muy grãde sanha bẽ como se fosse leõ. e fogio daquele logar muy grande espanto. E disse emtõ Tracãno aos seruẽtes. Tragede cadeas. e aptade muy fortemẽte Gregorio. e metede o emno carçer. e guardẽ no muy bẽ os caualeiros. E dsque o bẽ auinturadoauinturado: erro por auenturado. sam Gregorio foy emtrado emno carçer. apareçeo lhe o anjo d nosso senhor. e disse lhe. Paz seja cõtigo gregorio. e nom ajas nẽhuũ medo. e logo se soltarõ todas as cadeas que estaua atado. e resplandeçeo aredor dele a claridade do nosso senhor. E qndo vio aqsto gregorio leixou se cayr sobre sua façe. e disse. Graças dou a ty meu senhor jhesu o. que emuiaste o teu anjo a comfortar a minha alma. e eu a ty me cõfessarey em todo meu coraçõ. e hõrarey o teu nome por sempre. ca tu soo hes ds que fazes meserecordia Respõdeo emtom o anjo de nosso senhor. e disse. Alegra te seruo e e fiel. Ca emnas cousas poucas foste fiel. e sobre muytos te porram. e emtra alegria do teu snor. E logo que aqsto oueoue: castelhanismo. dito. foi sse d’ante os seus olhos E leuãtou se emtom Gregorio. e começou a louuar. e a bẽzer o nosso snor ds.

¶De como Gregorio ouue feridos os giolhos cardoscardos: na sobrelinha, sobre a quarta e a quinta letras, traço resultante de elemento material espúrio que recebeu tinta e ficou impresso. de ferro. E os costados queimados cãdeas ardentes. Capitulo .cxlviij.


Guardar XMLDownload text