INQ Como é que se marcava a divisão?…
INF1 Era con- conforme os filhos.
INF2 Com marcos.
INQ Com marcos?
INF1 Era.
INF2 Com marcos.
INF1 Punha-se um marco.
INQ E…
INF2 Ou com um rego. Com uma charrua fazia-lhe um rego de alto a baixo.
INF1 Pois.
INF2 Com uma charrua dum tractor duma.
INF1 Portanto, você tinha você eram cinco irmãos.
INQ Sim.
INF1 O seu pai tinha lá uma courela.
INQ Sim.
INF1 Depois era dividida. [pausa] Se Se tivesse mais… E se tivesse só aquele bocadinho era seu.Ele a gente aqui, aqui a gente
INF2 Era famí-, era A gente aqui éramos oito.
INF1 Calhou só um bocadinho a cada um.
INF2 O meu Cristóvão e os meus cunhados éramos oito.
INF1 Calhou assim um bocadinho.
INF2 Calhou aquilo um bocadinho a cada um – uma tirinha a cada um e pronto! Estes aqui, olhe, desta rua para baixo, [pausa] estão aí quatro.
INQ Sim.
INF1 Quatro.
INF2 Eram quatro. Aqui desta rua para baixo, esta fazenda aqui que vocês aqui vêem, é de quatro.
INQ Sim, sim.
INF2 E daqui para cima, como era terreno mais ruim, somos dois só.
INF1 E ficaram outros dois noutros lados.
INF2 A gente ficou com mais terreno porque [pausa] era mais ruim.
INF1 Mas não presta.
INF2 Deram menos valor e e deram mais terreno. Pois. E ficaram outro um além e ficou outro lá em baixo. Eram oito.
INF1 Foi. Eu não queria isto. [vocalização] Chama-lhe a gente partilha, não é? Vocês lá até lhe podem chamar outro nome, não é?